terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estreia 2012: Conhecer Dom Bosco para ser-lhe fiéis

  2012 é, para a Família Salesiana (FS), um ano dedicado à redescoberta e ao conhecimento da história de Dom Bosco. Seguindo a tradição, o Reitor-Mor já apresentou oficialmente a Estreia na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora. Ao encontro, simples e cordial, estiveram presentes também a Madre Yvonne Reungoat e suas Conselheiras; o P. Alberto Lorenzelli, Inspetor da Itália Central (ICC); outros Salesianos; Membros da FS.
  A Estreia para 2012 que o Reitor-Mor confia à FS põe-se em continuidade com a caminhada de preparação indicada aos SDB em vista do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015) e oficialmente iniciada no dia 16 de agosto último. Os 28 grupos da FS são chamados a conhecer profundamente a história de Dom Bosco para reconstruir, hoje, tanto a sua imagem quanto perpetuar a missão a ela confiada: a educação e a evangelização dos jovens. 
  O comentário à Estreia – disponível em sdb.org – conduz o leitor ao longo de um percurso entretecido tanto de elementos historiográficos quanto de orientações espirituais.
  Antes de adentrar-se pelo tema, o P. Chávez sublinha que o conhecimento de Dom Bosco, embora se valha dos métodos da pesquisa histórica, não pode esquecer quer a grande dedicação que ele dedicou aos jovens quanto a presença e a ação de Deus em sua vida: dois elementos que caracterizam estruturalmente o DNA do carisma salesiano.
  Três os motivos que impelem a um correto e profundo conhecimento histórico de Dom Bosco:replenar a distância cronológica, geográfica e cultural que inevitavelmente se está a criar entre a experiência que o Santo piemontês viveu em Valdocco e a que vivem as diferentes presenças hoje em 132 países;manter viva na FS a memória da própria história, organizá-la e torná-la acessível, a fim de consolidar a própria cultura de referência com que enfrentar as transformações históricas, sociais, culturais;muitos grupos da Família Salesiana indicam, nos próprios documentos normativos, Dom Bosco como guia e modelo.
  Perante o estado da historiografia salesiana, o Reitor-Mor aponta quais os parâmetros se devam ter presentes para redigir uma correta história de Dom Bosco, história que ajude religiosos e leigos da FS a colher e personificar, hoje, os critérios que o inspiraram e guiaram.
  Dois os parâmetros temáticos especiais. O primeiro é o Sonho dos Nove Anos, que encerra algumas indicações: o seu campo de ação (os jovens); o objetivo da sua ação apostólica (fazê-los crescer como pessoas através da educação); o método educativo (o Sistema Preventivo); o horizonte em que se move toda a sua ação (o desígnio maravilhoso de Deus que ama os jovens).
  O segundo parâmetro é dado pelas “Memórias do Oratório de S. Francisco de Sales” que contêm, sobretudo, a caminhada espiritual e pastoral de Dom Bosco. Escritas por Dom Bosco para os seus filhos espirituais para que pudessem conhecer os inícios da vocação e da obra salesiana, encerram as motivações e as opções do Santo turinês
  O tema da Estreia - Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida – será objeto de estudo e aprofundamento dos DEFS – Dias de Espiritualidade da Família Salesiana – já em sua 30ª edição, de 19 a 22 de janeiro de 2012.

Referência Bibliográfica:
ESTREIA 2012: Conhecendo a história de Dom Bosco. Roma: ANS, 02 jan. 2012. Disponível em: http://www.infoans.org/1.asp?Lingua=5&sez=1&sotsez=13&doc=7340 


Nenhum comentário:

Postar um comentário